-
Arquitetos: Tomoyuki Kurokawa Architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:Takumi Ota
"Assim como se encontra no Vale do Silício dos Estados Unidos, eu gostaria de produzir um caso modelo perto do Instituto de Tecnologia de Tóquio, criando e desenvolvendo um ciclo sinérgico para esta universidade, empresas e as cidades vizinhas"
Este desejo do cliente foi realizado através do projeto de um complexo arquitetônico num terreno perto da universidade, que consiste no escritório da empresa do cliente, as residências estudantis com quartos compartilhados, e as residências para funcionários e visitantes.
O projeto está localizado dentro da zona comercial perto da universidade. Um hall de entrada situa-se junto com uma rua e se abre para a cidade, de modo que a área aberta pode ser usada como um espaço de palestra para os alunos, ou como um um espaço casual para qualquer cidadão. O corredor comum a partir do hall de entrada também é projetado como a passagem que se estende desde a rua da cidade, equipado com bancos, iluminação e plantas para criar a atmosfera de uma rua. Um espaço compartilhado usado pelos alunos também é aberto a este corredor comum, produzindo uma atmosfera convidativa para os membros da equipe. O acabamento em pintura na parede deste espaço lhes permite desenhar ali, promovendo discussões casuais e diárias entre estudantes e funcionários. Há um espaço privado para os estudantes atrás da escada.
A forma do edifício foi obtida a partir dos cálculos dos regulamentos de recuo e sombra, enquanto o volume do edifício foi definido pelas áreas e espaços necessários para as residências e usuários - como resultado, varandas são produzidas como lacunas entre esses dois critérios em forma tridimensional.
Como este edifício tem um volume de destaque dentro do bairro circundante, não há uma fachada frontal clara. O volume de construção é reduzido pelo sentido da abertura criada pelas aberturas de todas as elevações do edifício.
Este projeto foca nas relações interpessoais e aborda o ambiente urbano - esperamos que este edifício ajude a desenvolver a comunicação íntima entre o cliente e os residentes, entre os moradores e estudantes, e que os moradores da cidade tornem-se parte da comunicação.
Originalmente publicado em 21 Janeiro, 2016